sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Raios mataram 103 pessoas no Brasil em 2010, de acordo com Inpe


Fonte: e-band -  Redator: Fábio Mendes

Estudo preliminar do Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta que 103 pessoas morreram no Brasil vitimadas por queda de raios em 2010. O Estado com a maior incidência de casos é São Paulo, seguido de Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Os três estados também lideram o ranking geral de 2000 a 2009, segundo levantamento oficial que aponta 1.321 mortes. Em São Paulo, líder do ranking, houve 230 casos. Em segundo aparece o Rio Grande do Sul com 106 e Minas Gerais com 99. 

Segundo estudos, 90% das mortes ocorreram em circunstâncias que poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem mais informações. Entre as vítimas atingidas por raios dentro de casa, a maioria estava ao telefone, descalça ou ainda próxima de antenas, lâmpadas, geladeiras, janelas e televisões.

O crescimento das cidades e o aquecimento da Terra são apontados como os principais fatores para a formação de raios. Dos 50 milhões de raios que caem por ano no Brasil, 80% são na primavera e no verão, entre os meses de outubro e março.

Nenhum comentário:

Clima via Satélite